domingo, 27 de fevereiro de 2011

Amar a Deus e ao meu Próximo: Sábia e Obediente Decisão!




(Trecho de um trabalho do Seminário)

Jesus não concordava com o exagerado apego à Lei e a Tradição, comum entre os fariseus. Em lugar de tantos preceitos, Jesus resumiu a vontade de Deus no duplo mandamento do amor em Mateus 22.37-40. Como podemos concretizar este mandamento em nossas vidas?
Este é um mandamento muito interessante, pois, fala do amor em duas instâncias, em primeiro lugar, o amor a Deus e, em segundo, ao próximo.
Podemos analisar este mandamento em dois níveis. Em relação a Deus, o texto bíblico nos diz, no versículo 37, “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o seu pensamento”.Fazendo uma comparação com a natureza física do homem, quando o nosso coração está focado em alguém ou em alguma coisa, preferimos priorizar este sentimento, ou seja, nosso coração pode ser atraído por um cônjuge, por um filho, por uma atividade cotidiana ou, até mesmo, pelo dinheiro, sendo este a raiz de todos os males, de acordo com a Palavra de Deus, e, muitos têm sido seduzidos pelo mesmo.
O coração do homem influencia todo o ser, dessa forma, este coração pode contaminar seus pensamentos e comprometer a sua alma se não estiver firmado em  obedecer a Deus.
Quando Deus e a Sua presença são primícias em nossa existência, nosso coração, pensamentos e alma, estão sempre atuando como um estímulo benéfico, nos levando a sentir e a agir pautados na Sua Palavra, e assim, estarmos no centro de Sua vontade.
Devemos buscar o Senhor independente de qualquer fator, se o nosso anseio primordial for mesmo Deus e o Seu Reino, com certeza, as demais coisas serão acrescentadas, como é citado na Bíblia em Mateus 6.33. Em resumo, priorizar Deus em nossas vidas é ter a garantia de se obter bênçãos materiais e espirituais.
Analisando a segunda parte deste mandamento, registrado no versículo 39 de Mateus 22, é importante amar ao próximo. Precisamos amar aqueles que surgem em nosso dia-a-dia portando algum tipo de carência. Muitos são assolados por diversas situações de caráter físico ou espiritual. É curioso dizer que este amor em relação ao próximo pode ser o resumo de toda a Lei revelada por Deus a Moisés, pois, quem ama ao próximo não produz atitudes que trazem prejuízo ao mesmo, como matar, furtar, cobiçar, adulterar, enganar, enfim, respeitar este mandamento é "compactar" toda a Lei e abençoar significativamente a vida do nosso próximo.
Todas as vidas, sem exceção, são preciosas para Deus, portanto, é correto amá-las e respeitá-las, oferecer uma palavra de consolo e paz, visitá-las quando se encontram enfermas ou encarceradas, saciá-las quando o alimento está escasso, vestí-las quando a nudez se apresentar, enfim, como é citado em Mateus 25.31-46, temos que servir ao nosso próximo para sermos vistos por Deus como ovelhas para que, quando Jesus voltar, sermos separados como tais e, ouvirmos Ele dizer: “Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”.
Amemos a Deus e uns aos outros!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...