sexta-feira, 3 de junho de 2011

A Cultura Das Sobras


Esses dias, estava em casa meditando e Deus me fez refletir sobre um assunto que gostaria de comentar aqui no Blog... 
Vamos chamar de “Cultura das Sobras” o assunto que abordaremos nessa postagem. Você pode estar se perguntando, “mas, porque cultura das sobras?” 
Bem, esse é um comentário duro, porém, necessário, pois, muitos Cristãos precisam de libertação no que se refere a liberalidade e, por não terem uma postura generosa para com Deus e a Sua obra e, principalmente, para com o próximo, ficam fadados a não experimentarem o melhor de Deus em suas vidas! Não se engane, o egoísmo é repudiado por Deus.
A palavra “sobra”, de acordo com o dicionário, possui algumas definições, que são: Ação ou efeito de sobrar; resto; o que fica depois de tirado o necessário; resíduo. Depois dessas definições, você perceber ainda mais que tudo o que referimos como “sobra” pode ser entendido como algo que foi desgastado, esquecido, ignorado, enfim, tudo o que se resulta da subtração de um todo e acaba sendo descartando.
A questão das prioridades e das sobras também pode ser observada em como dividimos o nosso tempo diário, como planejamos as atividades que são executadas por nós durante todo o dia. Procuramos administrar o nosso dia de acordo com as nossas prioridades, tudo o que julgamos ser mais importante ocupa o melhor do nosso tempo. Dessa forma, todas as outras coisas acabam ficando para depois, ou, na melhor das hipóteses, se sobrar um tempinho para as mesmas! Todo Cristão sabe que o principal de todos os mandamentos é amar a Deus acima de todas as coisas e, isso não pode ficar só em seu entendimento, deve ser colocado em prática. Você deve estar percebendo o que eu quero dizer, bom, aqui eu faço algumas perguntas a todos nós que somos filhos de Deus...
Quanto tempo temos dedicado a Deus durante o nosso dia? Será que temos dado a Ele o melhor do nosso tempo, ou, será que temos oferecido sobras? Devemos deixar que Deus se torne prioridade em tudo o que fazemos, não é aconselhável que venhamos buscar a Deus depois de um dia cansativo de trabalho, nessa ocasião, as nossas limitações físicas podem nos deixar restritos quanto ao que Deus pretende revelar a nós através de sua Palavra ou em nossas orações. Não somos inesgotáveis e, ao findar o dia, necessitamos de repouso, em virtude de todos os nossos esforços diários. Não quero dizer que não devemos trabalhar, muito pelo contrário, a Bíblia nos mostra que é através do nosso trabalho que conseguimos o nosso sustento e, mais ainda, a Palavra de Deus adverte e reprova o preguiçoso, aquele que não se dispõe a trabalhar. O que deve ficar bem claro é que Deus deve ser a primeira pessoa a ouvir de nós a saudação “bom dia”. Comece bem o seu dia, convide Deus a acompanhá-lo em suas atividades e peça a Ele força e disposição para que a sua jornada diária seja abençoada! Resumindo, não deixe para meditar nas Sagradas Escrituras quando sobrar algum tempo, não busque a Deus quando sobrar algum tempo, não ore quando sobrar algum tempo, enfim, priorize tudo o que diz respeito a pessoa do Pai, com sabedoria, é claro!
Como vimos, em muitas situações, temos aplicado a “Cultura das sobras” em relação a nos achegarmos a Deus, mas, em se tratando do nosso próximo, qual tem sido a nossa postura? Muitas vezes, somos abordados por pessoas que expressam a sua necessidade e nos pedem algum tipo de auxílio, seja ele financeiro ou material, isto é, um alimento, uma roupa, etc... Esses pedidos de ajuda também podem surgir através de outras pessoas que se colocam como intermediários para ajudar os menos favorecidos, na igreja, por exemplo. Bem, se prestarmos bastante atenção naqueles que estão a nossa volta, concluiremos que muitos contam com um coração bondoso, disposto a abençoá-los, amenizando as suas necessidades com um gesto de amor.
Antes de prosseguir com o meu comentário, quero afirmar uma coisa muito importante, se você não der tanta importância ao restante dessa postagem, por favor, guarde apenas isso no seu coração: O QUE NÃO SERVE PARA MIM, NÃO SERVIRÁ PARA NINGUÉM MAIS!!! Não só posso como, também, faço questão de explicar essa afirmação. Pois bem, quantas vezes temos o hábito de dispensar um calçado, uma roupa, um móvel, enfim, coisas que julgamos desgastadas, feias ou defeituosas? Creio que, infelizmente, muitas vezes fazemos isso! É aí que eu quero chegar, amados irmãos e leitores, se “aposentamos” tudo o que achamos que não presta mais, porque é que insistimos em dar a alguém as nossas sobras? Se não usamos mais os nossos pertences porque chegamos a conclusão de que não têm mais o mesmo valor de quando eram novos e bonitos, porque achamos que outra pessoa estará satisfeita ao recebê-los??? Liberte-se da cultura das sobras!
Seja liberal em relação a Deus e ao próximo. Deus nos deu o maior exemplo de liberalidade que alguém poderia nos dar quando enviou Seu Filho para nos salvar naquela cruz, Ele poderia ter percorrido o céu com os Seus olhos e escolhido um serafim, um querubim, algum ser vivente, algum ancião, mas não, Ele escolheu Jesus!!! Pense nisso, ore a Deus que coloque liberalidade em sua vida e sinta o que a Bíblia diz, “é melhor dar do que receber”. A liberalidade traz leveza e bênçãos sobre a sua vida!
Deus abençoe a todos!!!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...