segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Monte ou Vale... Esteja Onde Deus Quer Que Você Esteja!



(Trecho de um trabalho do Seminário)


 No monte da transfiguração, Pedro disse: “Mestre, bom é estarmos aqui” Marcos 9.5, propôs que ficassem no monte. É fácil estarmos com pessoas semelhantes. Mas precisamos descer do monte. Onde estão os problemas e em que situações concretas a nossa espiritualidade precisa se manifestar?
O início desse comentário nos traz uma situação comum a muitos cristãos em nossos dias, assim como os discípulos que estavam no monte com Jesus, muitos querem estar somente em lugares altos, lugares de prosperidade, tranqüilidade e paz, estes são lugares conhecidos como montes. Quando os vales e desertos se levantam,  representando os lugares de provação, escassez, sofrimento, enfim, quando chegam os dias maus, o regozijo cede espaço para a murmuração, sendo esta, uma espécie de revolta descabida contra Deus.
A Bíblia nos diz que dar graças por todas as coisas é uma postura correta diante de Deus. Temos que agradecer também pelos momentos de dificuldade e, não só agradecer pelas situações de bênção. Os propósitos de Deus para as nossas vidas podem trazer períodos em que somos convidados a treinar o nosso espírito, isto é, surgem adversidades, sendo estas, as responsáveis para que a nossa fé seja colocada em prática, favorecendo para que a mesma tenha um devido crescimento.
Infelizmente, hoje em dia, observamos que algumas denominações têm pregado um Evangelho de facilidades, contradizendo o que o próprio Jesus disse em João 16.33(b), “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. O que está subentendido nesse versículo é que tivermos um olhar otimista e agarrarmos a certeza de vitória em Deus, faremos com que as nossas batalhas cotidianas sejam vencidas, assim, como Cristo as venceu durante a sua passagem pelo mundo.
É importante pedirmos ao Espírito Santo que nos console em nossas tribulações e, que nos fortaleça para vencermos as tais.
             Nossa espiritualidade deve se manifestar nas diversas batalhas da vida e, em seus variados níveis, sendo eles, pessoais e coletivos, internos e externos. Em muitas situações, batalhamos com o nosso próprio coração, a nossa mente e a nossa carne. Nossa natureza humana pode fazer com que a vontade soberana de Deus seja sufocada por nossos desejos, nos desviando, assim, de caminhos que nos levam a conquistar promessas e bênçãos celestiais e, nos conduzindo a caminhos errôneos, que culminam em morte e condenação eterna. Nossa espiritualidade deve ainda se manifestar também em meio aos fatores coletivos e externos, quando somos confrontados por perseguições, quando somos escarnecidos pela causa do Evangelho, quando palavras ásperas são proferidas contra nós, quando as calúnias nos ferem a alma, quando as injustiças caem pesadamente sobre a nossa cabeça, quando somos abandonados e desprezados por aqueles que nos cercam, quando somos traídos por aqueles os quais sempre estendemos a mão, enfim, somos realmente espirituais, quando somos abalados, mas, sabemos esperar que Deus aplique a sua justiça sobre a nossa vida em forma de galardão. Em resumo, nós, como cristãos, devemos fazer com que os frutos do Espírito Santo se manifestem em qualquer momento da nossa existência, seja ele pacífico ou turbulento.
Prefira sempre estar onde Deus quer que você esteja!!!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Amar a Deus e ao meu Próximo: Sábia e Obediente Decisão!




(Trecho de um trabalho do Seminário)

Jesus não concordava com o exagerado apego à Lei e a Tradição, comum entre os fariseus. Em lugar de tantos preceitos, Jesus resumiu a vontade de Deus no duplo mandamento do amor em Mateus 22.37-40. Como podemos concretizar este mandamento em nossas vidas?
Este é um mandamento muito interessante, pois, fala do amor em duas instâncias, em primeiro lugar, o amor a Deus e, em segundo, ao próximo.
Podemos analisar este mandamento em dois níveis. Em relação a Deus, o texto bíblico nos diz, no versículo 37, “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o seu pensamento”.Fazendo uma comparação com a natureza física do homem, quando o nosso coração está focado em alguém ou em alguma coisa, preferimos priorizar este sentimento, ou seja, nosso coração pode ser atraído por um cônjuge, por um filho, por uma atividade cotidiana ou, até mesmo, pelo dinheiro, sendo este a raiz de todos os males, de acordo com a Palavra de Deus, e, muitos têm sido seduzidos pelo mesmo.
O coração do homem influencia todo o ser, dessa forma, este coração pode contaminar seus pensamentos e comprometer a sua alma se não estiver firmado em  obedecer a Deus.
Quando Deus e a Sua presença são primícias em nossa existência, nosso coração, pensamentos e alma, estão sempre atuando como um estímulo benéfico, nos levando a sentir e a agir pautados na Sua Palavra, e assim, estarmos no centro de Sua vontade.
Devemos buscar o Senhor independente de qualquer fator, se o nosso anseio primordial for mesmo Deus e o Seu Reino, com certeza, as demais coisas serão acrescentadas, como é citado na Bíblia em Mateus 6.33. Em resumo, priorizar Deus em nossas vidas é ter a garantia de se obter bênçãos materiais e espirituais.
Analisando a segunda parte deste mandamento, registrado no versículo 39 de Mateus 22, é importante amar ao próximo. Precisamos amar aqueles que surgem em nosso dia-a-dia portando algum tipo de carência. Muitos são assolados por diversas situações de caráter físico ou espiritual. É curioso dizer que este amor em relação ao próximo pode ser o resumo de toda a Lei revelada por Deus a Moisés, pois, quem ama ao próximo não produz atitudes que trazem prejuízo ao mesmo, como matar, furtar, cobiçar, adulterar, enganar, enfim, respeitar este mandamento é "compactar" toda a Lei e abençoar significativamente a vida do nosso próximo.
Todas as vidas, sem exceção, são preciosas para Deus, portanto, é correto amá-las e respeitá-las, oferecer uma palavra de consolo e paz, visitá-las quando se encontram enfermas ou encarceradas, saciá-las quando o alimento está escasso, vestí-las quando a nudez se apresentar, enfim, como é citado em Mateus 25.31-46, temos que servir ao nosso próximo para sermos vistos por Deus como ovelhas para que, quando Jesus voltar, sermos separados como tais e, ouvirmos Ele dizer: “Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”.
Amemos a Deus e uns aos outros!!!

Coincidência ou Armadilha? Maldito Aquele Que Tentar Usurpar a Glória de Deus!

Sei que não estamos no período conhecido como Natal, como celebra a maioria dos cristãos ao redor do mundo, mas, deixo aqui um alerta muito delicado para que o engano não triunfe sobre as nossas vidas. 
Infelizmente, nos dias de hoje, muitos têm levantado ídolos como o objetivo de usurpar a Glória de Deus... Em dezembro, logo que se inicia o mês, uma figura começa a ganhar espaço em jornais, revistas, televisão, enfim, os meios de comunicação são diariamente bombardeados com a imagem do "bom" velhinho, o Papai Noel.
Bom, você deve estar se perguntando, "onde o irmão Jean deseja chegar com esse comentário?", pois bem, sem que alguns sequer percebam, esse personagem tem, aos poucos, tentado tomar o lugar de Jesus Cristo no coração de crianças de toda a parte do globo terrestre. 
Basta fazermos uma pergunta simples a qualquer criança sobre o que vem a mente da mesma quando pronunciamos a palavra Natal para então constatarmos que na maioria dos casos a palavra Papai Noel surge espontâneamente na boca dos pequeninos! Seria isso uma estratégia malígna para que o velhinho de roupas vermelhas se torne mais querido do que Jesus?! Creio que sim!
Para provar que há uma armadilha por trás dessa "figurinha simpática", veja algumas "semelhanças" entre Jesus e o Papai Noel:

1.Tem os cabelos brancos como a lã [Apocalipse 1:14]
1. Tem os cabelos brancos como a lã

2. Tem barba [Isaías 50:6]
2. Tem barba

3. Veste um manto vermelho [Apocalipse 19:13]
3. Veste-se de vermelho

4. A hora da sua vinda é surpresa [Lucas 12:40; Marcos 13:33]
4. A hora da sua vinda é surpresa

5. Vem do Norte [Ezequiel 1:4; Salmos 48:2]
5. Vem do Polo Norte, onde vive

6. Trabalhou como carpinteiro [Marcos 6:3]
6. Fabrica brinquedos de madeira

7. Vem como o ladrão de noite [Mateus 24:43-44]
7. Vem como o ladrão de noite; entra na casa como um ladrão

8. Onipotente - o Todo-poderoso [Apocalipse 19:6]
8. Onipotente - pode entregar todos os brinquedos no mundo inteiro em uma só noite

9. É onisciente - conhece todas as coisas [Hebreus 4:13; 1 João 3:20]
9. É onisciente - sabe se a criança foi boa o má o ano todo

10. É onipresente [Salmos 139:7-10; Efésios 4:6; João 3:13 ]
10. É onipresente - vê quando a criança está acordada ou dormindo. Precisa estar em toda a parte ao mesmo tempo para entregar todos os presentes em todo o mundo na mesma noite

11. Vive para todo o sempre [Apocalipse 1:8; 21:6]
11. Vive para sempre

12. Vive naqueles que o receberam [1 Coríntios 3:16; 2 Coríntios 6:16-17]
12. Vive nos corações das crianças

13. Distribui dons [Efésios 4:8]
13. Distribui presentes

14. É a verdade absoluta [João 14:6]
14. Fábula absoluta [1 Timóteo 1:4; 4:7; 2 Timóteo 4:4]

15. Senta-se em um trono [Apocalipse 5:1; Hebreus 1:8]
15. Senta-se em um trono

16. Somos exortados a nos achegar ao seu trono de graça e a expor nossas necessidades a ele [Hebreus 4:16]
16. As crianças são convidadas a se aproximarem do seu trono e a pedir tudo o que quiserem

17. Um de seus mandamentos é que os filhos honrem aos pais
17. Diz às crianças para obedecerem aos pais

18. Convida as crianças a irem a ele [Marcos 10:14]
18. Convida as crianças a irem a ele

19. Julga [Romanos 14:10; Mateus 25:31-46]
19. Julga se a criança foi boa ou má

20. Pai da Eternidade [Isaías 9:6]

20. Papai Noel (Pai do Natal)

21. Menino Jesus [Mateus 1:23; Lucas 2:11-12]
21. Kris Kringle [significa Menino Cristo]

22. Digno de receber orações e adoração [Apocalipse 5:12-14; Hebreus 1:6]
22. As crianças adoram e rezam a São Nicolau

23. Senhor dos Exércitos [Malaquias 3:5; Isaías 8:13; Salmos 24:10]
23. Senhor de um exército de elfos [na tradição druídica, os elfos eram demônios ou espíritos das árvores]

24. Deus diz, "Eh! Eh! ... [Zacarias 2:6]
24. O Papai Noel diz "Ho, ho, ho..."

25. Príncipe da Paz, a Imagem de Deus [Isaías 9:6; Hebreus 1:3]
25. Símbolo da Paz Mundial, a imagem do período do Natal

Então, perceberam as "coincidências"??? Siga a Palavra de Deus e adote um dos conselhos de Deus através da vida de Salomão, "instrua o menino no caminho em que deve andar", ensine seus filhos desde pequeninos  a amar a Deus sobre todas as coisas, não deixando que nada e nem ninguém possa tomar o lugar que pertence a Trindade Santa, Deus, Jesus e o Espírito Santo!
Vamos vigiar, pois, os laços do engano estão espalhados por aí!!!

Onde Está a Nossa Identidade???


Muitos têm ferido a Palavra de Deus, realizando cultos onde se pode observar a presença de objetos tomando forma de amuletos, que são apresentados como uma espécie de canal para se alcançar uma determinada bênção. Isso é perigoso, pois, fazem com que alguns objetos tenham presença frequente na sistêmica dos cultos, podendo assim, gerar um certo sincretismo religioso, enfim, os objetos tem sido trazidos para o seio da igreja sem qualquer preocupação com a sua origem e, muitos deles fazem parte de rituais religiosos encontrados em outras religiões, inclusive as religiões afro-brasileiras.
Como se já não bastasse o sincretismo religioso, alguns líderes têm explorado os membros de suas denominações com o apelo anormal pelo dinheiro, pregando uma teologia voltada para a riqueza, deturpando a Verdade, dizendo que Deus tornará rico todo aquele que o servir de forma íntegra, quando na verdade a Bíblia diz em 1 Coríntios 15.19, “Se esperarmos em Cristo, só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”, sendo assim, não há um propósito de riqueza para todas as vidas e, esta não é, de modo algum, a idéia principal do Evangelho, este, tem como único fundamento a salvação da humanidade.
Devido a distorção das Escrituras, muitos têm sugerido que para se obter as curas e milagres é preciso contribuir para que estes sejam manifestados, essa atitude lembra uma prática católica conhecida como pagamento de indulgências, isso se caracterizava num pagamento para se adquirir o perdão de pecados e outros favores de Deus, isto é, no Catolicismo era imposto um sistema que no qual o povo era levado a crer que Deus cobrava por suas bênçãos, em outras palavras, as mesmas eram obtidas mediante a um determinado pagamento.
Essa prática agride a natureza de Deus e, aqueles que usam de tal abominação serão rejeitados por Ele.
Abra seus olhos espirituais!!!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A Lei do Holocausto

O Espírito Santo me trouxe a memória  um assunto que acho muito interessante, como todo o conteúdo da Palavra de Deus, é claro. Faremos uma análise sobre o texto de Levítico 6.8-13 que, nos traz uma noção de como era a Lei do Holocausto, ou seja, como um sacerdote deveria se comportar ao oferecer um sacrifício a Deus, para que este mesmo fosse aprovado por Ele.
Antes de nos aprofundarmos em nosso comentário, é interessante lembrar que a todo momento vamos traçar paralelos entre o Antigo Testamento e Novo Testamento que, abrange a nossa atual realidade como cristãos, isto é, o presente, o agora.  
Sendo assim, devemos entender que hoje em dia não precisamos mais construir um altar para realizar um holocausto, imolar um animal para remissão de pecados, enfim, nada que o texto abordado nos mostra deve ser providenciado para que Deus derrame o Seu perdão sobre nós, não necessariamente do jeito que é descrito em Levítico, mas, com outras atitudes e procedimentos que substituem essa Lei que outrora foi imposta por Deus. Após o Jesus ter se oferecido como sacrifício vivo para garantir a nossa salvação, não precisamos mais obedecer o que rege a Lei do Holocausto na íntegra.
Podemos observar que, logo no início do texto, Deus fala a Moisés e pede a ele que instrua  Arão e seus filhos e, que estes obedeçam a todas as ordenanças, começando por um ponto interessante, o tempo do sacrifício, "...o holocausto será queimado sobre o altar toda a noite até pela manhã e o fogo do altar arderá nele"(versículo 9b) Entendemos através desse trecho que é importante termos um tempo para apresentar a nossa oferta a Deus, seja ela uma adoração, uma oração, etc... Não importa o que vamos apresentar a Ele, o que importa é o tempo que vamos passar nos relacionando com Ele, reservarmos um período para o nosso Amigo Jesus é uma das chaves para acender o Fogo do Espírito Santo dentro de nós. Partindo do princípio de que dez por cento de tudo o que temos é de Deus por direito, então, devemos dedicar no mínimo duas horas e quarenta minutos para a nossa devocional diária com Ele, pois, o dia tem vinte e quatro horas, certo?! Pense nisso...
Prosseguindo, os versículos 10 e 11 nos mostram como um sacerdote deveria se vestir para que a sua oferta fosse recebida sem reprovações por Deus, e ainda, como ele deveria  estar trajado quando as cinzas, resultantes do holocausto, fossem retiradas do altar, "E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho sobre a sua carne, e levará a cinza, quando houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar. Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes: e levará a cinza fora do arraial para um lugar limpo." Você deseja apresentar um sacrifício a Deus como um sacerdote, mas, como estão as suas vestes? Limpas ou sujas?! Devemos nos "vestir" com vestes que possuem aspécto puro, limpo, vestes que não perderam o seu estado de limpeza em virtude de práticas pecaminosas. As cinzas representam impurezas e, é de fácil entendimento a postura do sacerdote de trocar as suas vestes para jogar as cinzas fora da aldeia, as vestes que estavam limpas não poderiam se sujar com os resíduos do holocausto.
Ao lermos o versículo 12, encontramos outra chave para aplicarmos em nossos dias, o texto diz assim: "O fogo sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas, o sacerdote acenderá lenha nele toda manhã..." Perceberam, amados irmãos? O fogo deveria estar sempre acesso, como ordenou Deus, mas, para que isso acontecesse, o sacerdote deveria colocar lenha nele todas as manhãs! Seu fogo tem estado acesso todas as manhãs, ou será que  existem dias em que você tem deixado de colocar "lenha" em seu altar?! Como mencionei acima, uma ótima maneira de mantermos o nosso fogo vivo todos os dias e se relacionando com Deus!!!
E, para concluir o meu comentário, quero lembrá-los de uma coisa importantíssima, mesmo que não haja sacrifício, ou seja, mesmo que você não esteja num período de devocional a Deus, dispensando toda a sua atenção a Deus num determinado instante, seu fogo precisa estar acesso, não importa a sua atividade. O versículo 13 nos mostra isso, "o fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará." Não importa onde estivermos, ou, com quem estivermos, o fogo do Espírito Santo deve ser manter incandecente dentro de nós para que achemos Graça aos olhos de Deus.
Que Deus nos abençoe!!!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...