quinta-feira, 8 de março de 2012

Assim Como A Corça...


É comum sintonizarmos o som numa rádio evangélica e ouvirmos uma canção muito popular que se chama “Faz Chover”, composta e interpretada por Fernandinho. A letra dessa música começa com a seguinte frase, “Assim como a corça anseia por águas, como a terra seca precisa da chuva, meu coração tem sede de Ti, Rei meu e Deus meu”... Confesso que, logo que essa música foi lançada, eu prestava muita atenção na palavra “corça” e, não sabia qual era o seu significado, então, decidi pesquisar.
Ao consultar o significado da palavra “corça”, encontrei a seguinte definição: “Corça” - “É o menor cervídeo europeu, variando de 95cm a 1,35m de altura e pesando entre 18kg e 29kg. A pelagem varia de cor e comprimento, sendo curta e avermelhada no verão, longa e marrom-acinzentada no inverno. As galhadas, presentes só nos machos, são curtas e pontiagudas. São usadas na disputa por fêmeas durante a época de reprodução, no verão. No outono, as galhadas caem para crescerem novamente na Primavera. A média de vida de uma corça selvagem é de oito anos, podendo chegar aos quatorze anos.” (Ver figura acima)
A palavra “corça” também é encontrada no Salmo 42.1 - “Assim como a corça brama pelas correntes das águas, assim suspira minha alma por Ti ó Deus.” Todo ser vivo necessita de uma fonte de águas para saciar a sua sede após esforçar-se, e, de igual forma, nossa alma também precisa de Deus para ser saciada, revigorada, após os momentos de tribulação. Se ficássemos somente com essa explicação sobre esse Salmo, já seria o suficiente para entendermos a necessidade que temos de estar junto a Deus, de sermos renovados por Ele, porém, ainda cabe mais uma ilustração ao texto supracitado...
Como um animal selvagem, podemos entender que a corça precisa se proteger de muitos predadores em seu habitat natural. Estudando mais um pouquinho sobre esse animal, percebi que o suor da corça produz um forte odor e, assim, ela é facilmente detectada pelo faro de seus predadores. É evidente que esse cervídeo necessita saciar a sua sede, como todo ser vivo, como foi dito acima, mas, há um outro motivo que o faz procurar uma corrente de águas... 
A corça se banha para evitar que seu odor se espalhe no ambiente e chame a atenção dos predadores, e, dessa forma, ela pode caminhar mais segura. Isso é muito interessante porque, se atendermos ao suspiro de nossa alma e nos aproximarmos de Deus, certamente Ele nos esconderá e nos protegerá de nossos inimigos! O sangue de Jesus pode nos cobrir e nos deixar invisíveis aos olhos do maligno! Que Deus nos ensine a andar em Sua presença de dia e de noite, que Ele nos faça entender que necessitamos do Seu favor diariamente!
Que Deus abençoe a todos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...