quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mais Um Exemplo De Fidelidade


Nesses dias, fiquei sabendo sobre um assunto muito interessante, ao assistir uma reportagem do Jornal Nacional. O repórter contava a história do Pastor Yousef Nadarkhani, um iraniano que se converteu ao Evangelho de Jesus Cristo e passou a ser perseguido por tomar essa decisão. Yousef Nadarkhani está preso desde 2009 e aguarda o julgamento do supremo Ali Khamenei que irá definir se ele será executado ou não. O Irã tem perseguido todas as minorias religiosas, castigando com severas restrições todos aqueles que deixam o islamismo para se converter a outras religiões, isto é, apostasia é tratada como crime por lá.
O que mais me chama atenção nesse episódio não é a perseguição religiosa em si, pois, em todo país sempre há uma religião em destaque, com maior número de seguidores e, em alguns deles, não há qualquer tipo de tolerância aos que se convertem a uma religião que não seja a religião “dominante”. Muitos são perseguidos e mortos em nome da religião, ao redor de todo o planeta, bem, isso nós estamos acostumados a ver nos meios de comunicação em geral, porém, a fidelidade desse homem para com Deus me fez refletir sobre muitas coisas, inclusive, sobre a minha vida como cristão! Porque digo isso? Segundo o que tenho lido, o governo do Irã já realizou algumas propostas para que esse homem negue a sua nova postura e volte a seguir os padrões do alcorão e, caso ele realmente desista da sua fé, negando a Bíblia e a Cristo, o seu “erro” será perdoado e Yousef Nadarkhani será libertado, e, não mais executado. As propostas foram feitas, mas, não houve qualquer tipo de acordo, ele permanece fiel a Deus, mesmo com todo este incômodo e sofrimento.
Agora, olhemos para nós... Quantas vezes temos negado a Cristo por situações bem menos dolorosas, ou, nada dolorosas?
Naquela manhã de domingo em que precisamos nos levantar para ir à Igreja e aprendermos mais de Deus na escola bíblica, e, lá estamos nós, sendo atraídos por nossa cama macia e quentinha. Então, cedemos a tentação e viramos para o lado para tirarmos mais um pequeno cochilo, adormecendo pesadamente e, por ali ficamos... Será que isso não é negar a Deus?
Quando há um culto, um evangelismo e, dizemos que estamos muito cansados para estarmos presentes e, não comparecemos... Será que isso não é negar a Deus?
Quando somos convocados para visitar alguém e dizemos que estamos muito ocupados para participar... Será que isso não é negar a Deus?
Enfim, quando somos infiéis, ou seja, quando não nos comportamos como verdadeiros servos de Deus, fazendo com que a nossa vontade prevaleça sobre o Reino de Deus e sobre a Sua vontade, estamos sim, negando a Deus!
Esse homem, supracitado, foi preso, torturado, sentenciado a morte e, mesmo assim, não negou a sua fé em Cristo Jesus!
Precisamos ser realmente fiéis a Deus, em todas as áreas da nossa vida, sem dúvida! Se não fossem as misericórdias do Senhor, por certo, já teríamos sido consumidos por nossas falhas e negligências em relação a Ele! Pense nisso...
Que Deus abençoe a todos!!!

Não Deixe O Pecado "Gotejar" Em Seu Interior!


Na manhã de hoje, após escrever um texto e postá-lo num site de relacionamento, fiquei analisando as astúcias do inimigo e a sedução do pecado, esses foram alguns dos pontos principais citados no texto que mencionei acima. É curioso como Deus me faz comparar algumas coisas, algumas situações do cotidiano, particularmente, o Espírito Santo tem me dado ilustrações muito pessoais, como a que pretendo descrever nas próximas linhas...
Bem, queridos, como eu disse, enquanto eu analisava o que eu mesmo acabara de escrever e postar, Deus me fez lembrar de algumas “aventuras” que costumávamos realizar entre amigos, mas, lembrei-me de uma em especial... A primeira vez em que fui à um lugar bem próximo da minha cidade que, uns chamam de “Gruta de Furnas”, e, outros preferem chamar de “Gruta do Sumidouro”. Com certeza, esse poderia ser um local muito freqüentado, porém, além de poucos o conhecerem, não há qualquer investimento por parte dos Órgãos responsáveis pelo turismo em minha cidade, e, como resultado de tanto desinteresse, o acesso acaba se tornando dificílimo. Confesso que, desde a primeira vez que alguns amigos me falaram sobre essa gruta, comecei a imaginá-la e, tive um forte desejo de conhecê-la... Então, chegou o dia de acabar com a minha espera e curiosidade sobre a mesma!
Partimos logo pela manhã, acompanhados dos primeiros raios solares e, pedalamos cerca de trinta minutos, ou mais, até chegarmos lá. O ponto almejado por nós ficava num vale e tínhamos que subir um pequeno morro por um lado e descer o mesmo morro por outro. Mas, eu nem me importava com qualquer esforço, minha ansiedade me impulsionava a vencer todas as barreiras para chegar ao lugar desejado. Enfim, logo após descermos, pude avistar uma formação rochosa, e, percebi que haviam espaços entre uma rocha e outra. Foi justamente ali que passamos para chegarmos à entrada da gruta. Na entrada, algo me chamou a atenção instantaneamente, constatei que um pequeno córrego saía da gruta, eram águas nasciam de uma fonte que estava localizada no fim da mesma, como visualizei pouco tempo depois. Quando finalmente entramos na gruta, podíamos observar alguns morcegos que buscavam abrigo no sossego daquela estrutura e, em todo tempo nos surpreendiam com rasantes que os projetava bem perto de nossas cabeças. Confesso que, quando me recordei de todos os detalhes daquele episódio, hoje pela manhã, somente uma coisa veio a minha mente... As estalactites! Elas sim eram, talvez, os detalhes mais interessantes daquela “expedição”, por falar nisso, você sabe o que são estalactites?
Segundo o dicionário, “estalactites” são formações sedimentares que se originam no teto de uma gruta ou caverna, crescendo para baixo, em direção ao chão da gruta ou caverna, pela deposição (precipitação) de carbonato de cálcio, arrastado pela água que goteja do teto. Como nos mostra a figura abaixo:

É aqui mesmo que eu pretendia chegar! Fiquei analisando esse processo que pode levar milhares de anos até que uma estalactite atinja um tamanho razoável e comecei a compará-lo com o estabelecimento do pecado na vida do ser humano...
Tudo começa com algumas impurezas que penetram na mente e no coração do homem e, em alguns casos, sem que o mesmo perceba, essas impurezas iniciam um processo de “gotejamento” em suas ações! Pingam... Pingam... Pingam e, sem que haja uma vigilância adequada sobre cada atitude, essas impurezas começam a formar pequenas estruturas sólidas na mente e no coração que, com o passar do tempo, podem se transformar em grandes muros que dificultarão que o Espírito Santo entre em ação para convencer esse indivíduo de suas práticas pecaminosas. Não é por acaso que o pecado pode se tornar um vício, pois, quanto mais este é praticado, menos sensibilidade espiritual terá aquele que o pratica! Não deixe que as influências malígnas “gotejem” em seu interior, trazendo solidez, dureza, resistência... Antes, rejeite-as e peça à Deus que derrame o sangue de Jesus sobre ti, com o intuito de preservá-lo de possíveis armadilhas arquitetadas pelo inimigo.
Vigie sempre e vença os dardos inflamados do inferno! Seja fiel a Deus e experimente bênçãos em sua vida!
Que Deus abençoe a todos!!!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Um Ano Se Passou...



Hoje, acessei o meu blog com um sentimento diferente, pois, mais uma conquista foi acrescentada a minha existência, ou seja, hoje é o dia em que essa página virtual completa o seu primeiro ano.
Lembro-me como se fosse agora... Eu estava navegando no Orkut, quando fui indagado pelo meu primo Lucas Evangelista Bastos... “Primo, porque você não monta um blog”? Achei meio curiosa a pergunta, mas, logo ele me disse que seria fácil e, me forneceu um link de um blog que ele montara. Entrei, gostei do seu blog e decidi começar esse desafio... Tenho que confessar que pensei em desistir, visto que, compor um blog, isto é, personalizá-lo com códigos, gadgets e outros, não é uma tarefa fácil para quem nunca passou por essa experiência! Louvo a Deus porque, enquanto o blog adquiria forma, eu aprendia muitas coisas através das pesquisas que eu realizava em outros blogs, em busca de tutorias que me auxiliavam e permitiam que eu inserisse novas ferramentas em minha página virtual. O tempo foi passando e, posso dizer que hoje recebi um grande presente de Deus... Um ano de existência desse blog que, costumo chamar carinhosamente de “meu ministério virtual”!
Foram muitos os acessos, sei que outros blogs conseguem bem mais que isso durante um ano, porém, mesmo assim, o número de visitantes me deixa muito feliz e, sei que Deus poderá me honrar com muitos outros acessos! Basta que eu deixe que Ele direcione cada postagem! Confesso que o meu desejo não é que esse blog receba centenas de visitas por dia e as pessoas saiam vazias, claro que não é isso... Espero que cada pessoa que acessar esse endereço virtual, mesmo que seja uma por dia, receba algo de Deus através algum texto postado aqui!
Mais uma vez, quero agradecer a Deus e a todos que acessam e oram por esse blog!
Que Deus abençoe a todos!!!


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Salvação E Libertação, Não Confunda!


Para iniciar essa postagem, citarei, antes de qualquer outra coisa, uma frase usada pelo meu Pastor frequentemente na Igreja... “Quem necessita de libertação é o Cristão, o ímpio precisa de conversão.” Hummmmmmmmmm... Sei que muitos já apanharam as suas “fundas” e se posicionaram para lançar as suas “pedrinhas” sobre mim, calma, eu explico!
Queridos irmãos e leitores do Blog, a segunda parte dessa frase já está mais do que explicada, pois, todo ímpio precisa mesmo se converter, isso é fato! Não se converter a uma religião, e sim a Cristo, e, antes que alguns tentem argumentar sobre isso, quero mais uma vez citar de forma convicta que só há um meio de se chegar à Deus, através da pessoa de Jesus (João 14.6). Tenho destacado essa idéia em muitas postagens e, se você acompanha o dia a dia do Blog, poderá perceber isso claramente. Jesus já pagou um preço altíssimo por sua salvação, o que Ele deveria fazer pela humanidade, já foi feito, e por sinal, com excelência! O segundo passo pertence ao homem, abrir o seu coração e aceitá-Lo como o seu Salvador, único e suficiente! Bom, a segunda parte da frase supracitada, creio que esteja compreendida, mas, agora vamos para a primeira parte que, para alguns, pode ser polêmica...
“Quem necessita de libertação é o Cristão...”
E o que é libertação? Segundo o nosso dicionário, “libertação” é “tornar-se livre, por em liberdade”. Não podemos apanhar a palavra “libertação” e compará-la a palavra “salvação”, essa é uma confusão clássica, misturar a essência dessas palavras é o que tem feito muitos tropeçarem em suas interpretações. Entenda algo, um salvamento consiste em retirar alguém de uma situação de morte, perigo, isto é, salvar é impedir que alguém morra, e, não foi isso o que Jesus veio fazer aqui entre nós, nos salvar? Analise comigo alguns textos bíblicos que falam de salvação:
“E em nenhum outro há salvação...” (Atos 4.12a) Mais uma afirmação de que a salvação vem de Deus, através de Jesus.
“Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens.” (Tito 2.11) A graça de Deus foi manifestada como um favor imerecido através da atitude de Jesus em se doar por cada um de nós, conquistando a salvação.
“Porque o Filho do Homem veio salvar o que se havia perdido.” (Mateus 18.11) O homem estava entregue a morte e condenação eterna, mas, Jesus veio quebrar essa sentença e garantir salvação e vida eterna. Sem o sacrifício de Jesus, na cruz do calvário, com certeza continuaríamos perdidos, condenados!
Analise agora duas situações que podem ilustrar a salvação e a libertação:
Primeiro falaremos de salvação... Imagine que, um homem tenta escapar de um predador, no meio de uma densa floresta, durante vários minutos. Sem parar, ele corre e se esquiva em meio a vegetação, sem perceber que a sua frente encontra-se um grande penhasco. Não há como prever tal coisa e de repente, ele cai e consegue se pendurar num arbusto que nascera bem no início do enorme penhasco. O predador desiste, pela dificuldade de abater a sua presa naquela situação, porém, o homem admite que o seu estado é delicadíssimo e rapidamente ele conclui que depende de algum tipo de ajuda para que a morte não o trague pelo cansaço, afinal de contas, ele procura driblar aquela possível fatalidade com a força dos seus braços, permanecendo pendurado no arbusto. Isso sem contar que os galhos da planta podem não agüentar a estrutura do homem e se quebrar, ou, até mesmo, as raízes se desprenderem do solo, levando-o a queda. Diante dessa ilustração, eu pergunto a você, amado leitor, este homem precisa de salvação para livrar-se da queda e da morte que poderá ser causada pela mesma? Pense aí...
Quero deixar uma próxima ilustração para mostrarmos algo sobre libertação... Imagine agora um homem que cometeu um homicídio, passou por um julgamento, foi condenado e está numa cela de uma penitenciária cumprindo a sua pena. O teto está intacto, não poderá cair sobre a sua cabeça e levá-lo a óbito. O chão está bem firme e não cederá, causando acidentes ou qualquer dano grave ao homem. Não há nenhum indivíduo de pequena, média ou alta periculosidade cumprindo pena na mesma cela, juntamente com esse homem, ele está absolutamente sozinho no interior da mesma, portanto, não haverá qualquer tentativa de homicídio dentro da cela. O seu comportamento é bom dentro da penitenciária, gerando até algum tipo de "confiança" por parte dos agentes penitenciários e diretores da instituição, deixando-o assim, um pouco mais “a vontade” em determinadas situações, como nos banhos de sol e outras atividades do cotidiano dos detentos. Com tudo caminhando razoavelmente bem, ali dentro, este homem não precisa de salvação, ou seja, ele não está em risco de morte, apenas está preso, necessita de uma libertação. Mesmo que ele se alimente, leia, durma, caminhe nos corredores e no pátio, sua vida está condicionada as fortes grades, aos portões altos, aos muros reforçados, aos guardas sempre alertas, isto é, ele não está livre, portanto, podemos concluir que ele precisa de uma libertação, certo?
É isso! Espero que essas ilustrações tenham cooperado para que você entenda a diferença entre ser salvo e ser liberto. Quando entregamos a nossa vida a Cristo, Ele nos presenteia com a salvação, estávamos mortos pela prática do pecado e alcançamos a Vida. Depois, é iniciado um processo de libertação constante, ou seja, todos os dias temos que podar algo em nós, retirar alguma sujeirinha do nosso coração, buscar um renovo para a nossa fé...
Quer ver como você e eu precisamos nos libertar de algo? Então, leia e responda para si mesmo essas indagações abaixo:
Há algum tipo de mágoa em seu coração em relação a alguém que tenha te causado algum mal, alguma decepção a você?
Você convive com todos, ou, existe alguém, ou alguns que você não se importa que sejam inseridos em seu cotidiano?
Sua fé o faz acreditar que Deus pode te dar a vitória em qualquer situação, por mais complicada que seja ela?
Você tem total compromisso com tudo o que é colocado em suas mãos para executar no Reino de Deus, ou, segue como um servo negligente?
O cansaço o impede de ir a Casa de Deus, ou, você vence todos os incômodos para estar lá?
Você sempre diz a verdade, ou, manda umas "mentirinhas" de vez em quando?
A sua freqüência nos cultos é impecável, ou, você é um servo domingueiro?
Você separa um tempo para buscar à Deus com orações, jejum e meditação na Palavra, ou, faz isso quando sobra algum tempo?
Você prioriza Deus de verdade, ou, o seu trabalho, sua família ou outra coisa falam mais alto do que servir integralmente a Deus?
Você prega o evangelho em qualquer lugar, a qualquer pessoa, ou, costuma escolher os “melhores” lugares e as “melhores” pessoas para isso?
Você tem procurado crescer no Conhecimento de Deus, ou, espera que preguem e tragam revelações para você?
Se alguém ficasse possesso em sua frente, levantaria as mãos sem receio e repreenderia o espírito imundo, ou, pediria ajuda ao Pastor ou a algum outro irmão “de fogo”?
É fiel nos dízimos e ofertas, ou, só colabora com a Obra de Deus quando sobra algum dinheirinho na carteira?
Você visita os enfermos e encarcerados, ou, acha que esse não é o seu ministério?
Quando alguém fala mal de algum irmão ou amigo, você ajuda a afundá-lo com mais comentários pesados, ou, tenta desviar todo o assunto até finalizá-lo?
Você olha o pecador com um olhar de amor e misericórdia, ou, acha que a misericórdia e o amor são atributos exclusivos de Deus?
Ouve somente músicas de cunho Cristão, ou, não se importa de ouvir músicas seculares?
Procura ser e fazer a diferença nas redes sociais que costuma freqüentar, ou, acha que ali vale tudo e são todos iguais virtualmente falando?
(...)
É claro que, se fôssemos esticar o nosso “questionário”, ficaríamos por horas lendo e dizendo sim ou não para muitas outras perguntas que poderiam surgir, mas, para o momento, tenho certeza de que alguma pergunta acima já chamou a sua atenção. Amados irmãos, aqui eu não sou juiz e nem poderia ser diante de qualquer pecado, também cometo erros e sei que há alguém perfeito para julgá-los, Deus! Por saber disso, sei que todas as vezes que eu errar e quiser me consertar, me libertar do erro, posso abrir meu coração de forma verdadeira, com um arrependimento genuíno e pedir o Seu perdão! Às vezes, podemos acertar de um lado errar do outro, pois, somos falhos. Não quero dizer que alguém que se converte continua vivendo na prática do pecado, claro que não, se isso acontece, não houve uma conversão legítima, mas, o que quero dizer é que, se não vigiarmos em algumas situações, podemos pecar sim!
Receba essa palavra com carinho em seu coração e não assuma uma postura de perfeito, todos nós temos sempre algo para ser consertado por Deus em nosso interior!
Que Deus abençoe a todos!!!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Perceba As Ciladas Do Mundo...


Pode ser polêmico, para alguns, o que vou abordar nessa postagem, mas, tenho um compromisso exclusivo com Deus e com a Sua Palavra, e, não posso me conformar com os modismos que tem surgido ao longo dos anos para ferir as Sagradas Escrituras (Romanos 12.2a). Antes de qualquer coisa, deixo bem claro que não pretendo atacar ou expor quem quer que seja com o meu comentário. Deus não priva o homem de fazer as suas próprias escolhas, mas, cuidado com as mesmas, pois, não existe ação sem reação, ou seja, tudo o que fazemos gera algum tipo de consequência, boa ou ruim. Somos livres para fazer o que bem entendermos, mas, certamente Deus nos pedirá conta de todas as nossas atitudes (Hebreus 4.13), então, devemos procurar agradar a Deus e receber a Sua aprovação em todos os nossos atos, para que não sejamos condenados por Ele.
Esses dias, durante uma conversa com um amigo, Presbítero da Igreja Assembléia de Deus, o Espírito Santo nos levou analisarmos determinados assuntos que fazem parte da realidade atual do ser humano, da sociedade, enfim, assuntos contidos em nosso cotidiano e que nos fazem afirmar que muita coisa mudou em relação ao modo de viver e de pensar da humanidade. Infelizmente, é comum vermos a mídia influenciando diretamente os jovens a praticarem atos de desobediência, em relação ao que a Bíblia trata como pecado, quer um exemplo?
Estamos num período crítico para todo aquele que possui o conhecimento da Verdade, e, até um neófito sabe que o Carnaval é algo extremamente desaprovado e repudiado por Deus. Uma festa onde vidas são ceifadas pelo álcool somado a direção de um veículo, onde o pudor é massacrado por uma folia alucinante, onde podemos facilmente observar muitos excessos e, nos entristecer com características de uma festa que parece nos dizer que “está tudo liberado, não se importe com o amanhã, não se importe com quem está do seu lado, aproveite ao máximo”! Por sentir tamanha opressão, resultante dessa festa intitulada por muitos como “a festa da carne”, muitos cristãos tem se organizado e planejado os tradicionais retiros espirituais de carnaval, onde, geralmente, um grande grupo, pertencente a uma determinada Igreja, se dirige a locais mais isolados como sítios, fazendas e outros, com o objetivo principal de fugir dessa atmosfera carnavalesca e adorar a Deus tranquilamente, sem a presença de qualquer fator que lembre essa comemoração mundana.
Bom, após falar sobre esse assunto, finalmente posso mencionar o exemplo de desobediência, em relação à Bíblia, como citei acima...
Quem é que nunca assistiu, ouviu ou leu uma nota do Ministério da Saúde aconselhando os jovens a usarem camisinha no carnaval? Já percebeu que isso é mais frequente no carnaval e, que no restante dos dias do ano quase não encontramos tal conselho em nosso televisor, rádio, jornais ou revistas? Precisamos acordar e pedir a Deus que nos torne sensíveis às ciladas e aos modismos do mundo. Os índices de gravidez e de doenças venéreas, como a AIDS, aumentam assustadoramente no período carnavalesco, tente perceber isso! Em vez de ouvirmos aquela frase, “nesse carnaval, use camisinha”, poderíamos ouvir, “nesse carnaval, não faça sexo fora do casamento, pois, a fornicação é abominação e poderá contaminá-lo, levando-o a morte”. A mídia, absolutamente cega, acaba influenciando o pecado no meio dos nossos jovens.
E o que dizer da postura dos pais quando abrem a carteira de seus filhos em busca de um preservativo? Alguns pais têm a idéia de que esse é um acessório de extrema segurança, aquele que pode “salvar a vida” de seu filho (ou filha)... Quanto engano! Além da camisinha não ser um método contraceptivo cem por cento seguro, concordar que o sexo seja praticado por um jovem antes de seu casamento é simplesmente aceitar o pecado da fornicação, de acordo com a Bíblia. Portanto, antes de se preocupar com a presença de um preservativo numa carteira, seja obediente a Deus e ensine o seu filho a ter um comportamento irrepreensível diante do Pai celestial, para que seus dias sejam abençoados!
Chega de engolir tudo o que o mundo diz que é moderno, devemos ter a postura de lutar contra aquilo que agride as ordenanças de Deus, e não, concordar e baixar a nossa cabeça. Você é responsável por semear a Verdade, mesmo que as suas sementes não encontrem terra fértil no momento da semeadura, persista, continue e, por certo, Deus te honrará e fará com as suas palavras encontrem um coração disposto a recebê-las, dando início assim a um processo de mudança que culminará na salvação dessa alma!
Não me importo que alguns me rotulem de careta, intolerante, chato, ultrapassado, enfim, o que importa para mim é fazer a vontade do Pai e incentivar muitos outros a agirem assim. Sei que não sou perfeito, mas, busco me santificar todos os dias e, tenho um manual que está ao alcance de todos e, não só ao meu, chamado Bíblia Sagrada!
Recebam essa postagem com amor, pois, afirmo, com total certeza, que esse foi o sentimento que me motivou a escrevê-la! Perceba as ciladas do mundo, rejeite-as e seja abençoado!
Que Deus abençoe a todos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...