sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Andando Na Contramão

“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2) 
Será que você tem andado na contramão? No sentido literário, “contramão” quer dizer: oposição, contrário a, antagônico, divergência, opiniões opostas sobre um mesmo assunto. 
Como Cristãos, possuímos 3 tipos de inimigos: o mundo, o diabo e a carne. Devemos sempre andar na contramão desses 3 inimigos, pois, tudo o que eles tentam ditar não traz benefícios a nossa vida espiritual. Vamos conhecer um pouco de cada um: 
O mundo ___________________________________________________________
Nada mais é do que um sistema do diabólico. Todo sistema pode ser considerado como um conjunto de práticas capazes de assegurar o funcionamento de alguma coisa; modo, maneira, forma. O mundo é o campo onde o diabo tenta ditar seus modismos, suas inversões de valores, suas armadilhas, enfim, é o lugar regido por nosso inimigo. A Bíblia nos ensina que devemos amar as pessoas, porém, devemos rejeitar os parâmetros do mundo: 
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.”(1 João 2.15)
“Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no malígno.”(1 João 5.19) 
Percebam que a Palavra não se refere ao mundo como um ambiente ideal para um Cristão.

 O diabo ____________________________________________________________
Nosso inimigo mais astuto, ser que controla diretamente o sistema mundano e que pode nos afastar do caminho da salvação. 
“Depois vem o diabo, e tira-lhes a Palavra, para que não se salvem, crendo.”(Lucas 8.12b) 
“O ladrão (o diabo) não vem senão para roubar, matar e destruir.”(João10.10a) 
“Sede sóbrios, vigiai. o vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar.”(1 Pedro 5.8)

 A carne _____________________________________________________________
O nosso pior inimigo, responsável por nossos desejos e emoções. A Bíblia nos mostra claramente que a nossa carne está sempre inclinada para o pecado. 
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”(Mateus 26.41)
“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum.”(Romanos 7.18a) 
“Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do espírito é vida e paz. Porque a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita a lei de Deus, nem, em verdade o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.”(Romanos 8.6-8) 
Nosso “velho homem” (nossos desejos antigos) não morre, ele permanece vivo no "porão" da nossa alma, aguardando um momento de fraqueza para tentar nos influenciar. Lidar com a carne e sujeitá-la a vontade de Deus é um exercício difícil e diário, basta dizer que podemos expulsar os demônios que tentam nos assediar, mas não podemos expulsar a nossa carne. 
Agora que mencionamos algo sobre os nossos inimigos principais, como Cristãos, traremos algumas características que se tornam presentes quando andamos na contramão do mundo, do diabo e da nossa carne:


Quem anda na contramão aparenta estar em minoria
Quando um motorista trafega na contramão, com certeza, ele será minoria, pois, é muito incomum, de acordo com as normas de qualquer rodovia, estar na contramão. 
No geral, temos a impressão de que estamos em menor número, no nosso trabalho, no nosso colégio, numa reunião familiar, em nossa cidade, enfim, o Cristão verdadeiro vive uma vida de renúncia, algo que o mundo julga como fanatismo. 
Deus não precisa de grandes exércitos para vencer as investidas do inimigo, Ele conta com aqueles que tem o coração inclinado para fazer a Sua vontade, não se importando com as circunstâncias. A Bíblia nos mostra isso em várias passagens que focam homens que estavam em menor número, ou, em alguma desvantagem física, mas, que tinham um coração voltado para Deus, confiando no Seu braço forte. 
Em Juízes, capítulo 4, encontramos a história de Baraque. Ele foi usado para derrubar o exército do Rei Jabim. A história diz que o Rei Jabim atormentou os filhos de Israel durante 20 anos. Ele possuía 900 carros de ferro, puxados por cavalos e havia convocado todo o povo que habitava a região entre Harosete dos gentios e o ribeiro de Quisom para lutar em seu exército. Baraque se levantou contra esse poderoso exército, em Nome de Deus, e o derrotou. 
O historiador Flávio Josefo comenta que, durante a batalha, caiu sobre aquele lugar uma grande chuva e todos aqueles carros ficaram atolados ali no vale, facilitando a vitória de Baraque contra o numeroso exército do Rei Jabim. O sobrenatural de Deus entrou em ação! 
Em 1 Reis 18.22-46 encontramos a batalha do profeta Elias contra 450 profetas de Baal e 400 profetas Aserá, ao todo eram 850 profetas contra um único homem. A diferença era que Elias era guiado pelo Espírito de Deus! Choveu fogo do céu, o holocausto foi consumido e Elias triunfou sobre todos aqueles homens que servam a falsos deuses. 
Confie em Deus e saiba que, mesmo se, por ventura, você estiver em "desvantagem", Ele é contigo! 
"Não temas porque eu sou contigo; não te assombres porque eu sou teu deus: eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”(Isaías 41.10)


Quem anda na contramão chama atenção pela postura diferente
Sempre que um veículo ou um pedestre está contramão de algum fluxo, ele é facilmente observado por sua diferente posição em relação aos demais.
Quando nos comportamos diferente do que o mundo espera, somos facilmente percebidos, chamamos atenção por não nos entregarmos às suas práticas. Se estamos em Cristo, de fato, devemos ser e agir diferentes do que o mundo dita, do que o diabo nos propõe e do que a nossa carne nos convida para a seguir.
Em Romanos 12.2 (texto supracitado), Paulo nos diz que precisamos transformar o nosso entendimento, devemos compreender que as coisas do mundo não nos trarão benefícios.
O livro do profeta Daniel nos diz que ele foi levado a Babilônia com 18 anos. Era um lugar que podia ser considerado como o maior centro político e cultural de sua época, com muitas seduções mundanas. Em Daniel 1.5-8, a Bíblia cita que ele decidiu não se contaminar com os manjares que eram oferecidos pelo Rei em seu palácio. A comida era muita boa, mas, tudo estava consagrado aos ídolos. Os manjares do mundo tentam enganar os nossos sentidos e nos atrair ao pecado, portanto, devemos negá-los e nos manter firmes como servos de Deus
"E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (2 Coríntios 5.17)
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
2 Coríntios 5:17
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
2 Coríntios 5:17
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
2 Coríntios 5:17



Quem anda na contramão precisa estar preparado para colidir com algo ou alguém
Por mais habilidoso que um motorista seja, andar na contramão o fará, mais cedo ou mais tarde, bater em algum veículo. Andar na contramão e colidir é uma questão de tempo para qualquer motorista!

Quando entregamos a vida para Cristo, somos confrontados a todo tempo, muitos nos questionam acerca da verdade bíblica e não entendem a nossa nova postura em Cristo Jesus. O mundo nos persegue e tenta nos parar, influenciado pelo diabo.

Jesus fala aos seus discípulos acerca da perseguição em alguns textos bíblicos:
"Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes Eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Se a mim perseguiram, também vos perseguirão a vós.” (João 15.18a)

"E odiados de todos sereis por causa do meu nome: mas aquele que perseverar até o fim será salvo.” (Mateus 10.22)

Viver de forma íntegra diante de Deus é colidir diretamente com o diabo e o seu sistema mundano, pois, tudo no mundo é completamente contrário ao que dita a Palavra. Colidimos com o mundo porque entendemos que é necessário perder para ganhar, humilhar-se para ser exaltado e morrer para viver... O mundo não pode entender o verdadeiro sentido do Reino de Deus.

 Quem anda na contramão tem uma visão diferenciada
Um motorista que segue pela direita enxerga placas e sinalizações diferentes, se comparado aquele que segue na direção contrária, isso é obvio.

Quando somos servos de Deus, possuímos uma visão diferenciada em relação ao mundo e aqueles que seguem o seu sistema. Enquanto o mundo busca reconhecimento, dinheiro, fama, nós buscamos as coisas do alto, aquelas que são atemporais!

"Não andeis pois inquietos, dizendo: que comeremos, ou o que beberemos, ou com o que nos vestiremos?” Mas buscai primeiro o reino de deus, e a sua justiça, e todas essas coisa vos serão acrescentadas.” (Mateus 6.31 e 6.33)

"Se esperamos em cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” (1 Coríntios 15.19)

Enquanto habitarmos aqui, nessa terra, teremos aflições e escassez sim, mas, o nosso alvo é outro. Não podemos nos preocupar com coisas perecíveis, e sim, com aquelas que nunca vão se desgastar. Quando temos uma visão diferenciada, temos a visão que Pedro demonstrou em João 6.68: “Respondeu-lhe pois Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens a Palavra da Vida eterna.” Mesmo que tudo pareça difícil, melhor é seguir a Cristo e desfrutar da eternidade que está por vir.

Quem anda na contramão também deseja chegar a algum lugar

Um motorista que anda na contramão, apesar de estar agindo de forma irresponsável, também deseja chega a algum lugar, cortar caminho, antecipar um retorno, etc...

Só há um lugar no qual pretendemos chegar quando andamos na contramão do mundo, do diabo e da nossa carne... É claro que o lugar onde todo Cristão deseja chegar é o céu, esse é o nosso principal objetivo! 
Quer uma pequena amostra do que Deus tem preparado para todos aqueles que vencerem? Então, leia esse texto de Apocalipse 21.1-7:

"E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu João, vi a Santa Cidade, a Nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o Tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E O que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeira e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da Vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e Eu serei seu Deus e ele será o Meu filho.”

Que o seu objetivo de chegar ao céu esteja a cada dia mais firmado em Deus. Vale a pena serví-Lo e pagar o preço por andar na contramão!
Que Deus abençoe a todos!!!


 

Pequena Coletânea de Reflexões 5

Uma Verdade Sobre o Vale
Nem sempre os grandes mananciais se formam em lugares elevados, muito pelo contrário, a maioria dos rios nasce nos montes e ganha um volume considerável nos vales. 
Passar pelo vale não significa, absolutamente, estar em maldição, erro, enfim, lugares rotulados como vales e desertos, no contexto espiritual, também podem significar que estamos sendo treinados por Deus para suportar situações pesadas, dias maus, ou seja, basta olhar para uma tropa que é convocada para uma guerra e, perceber que cada soldado passou por um treinamento duro para resistir a todas as dificuldades que a guerra o apresentará. 
Tenha bom ânimo e esteja firme em Deus, pois, aquele filetinho de água que um dia nasceu quando você caminhava pelo monte se tornará um grande rio enquanto você está sendo treinado no vale.

Semeando
Existem duas verdades preciosas e determinantes para se obter uma colheita satisfatória...
A primeira é extremamente óbvia, só podemos colher se houver semeadura e, a segunda é extremamente imutável no que se refere ao resultado da semeadura, a nossa colheita está literalmente condicionada ao tipo de semente que lançamos ao solo. 
Não há como colher bons frutos se a natureza da semente não for boa, abençoada.

Ame Incondicionalmente
Se amar fosse um dom, não seria um mandamento. 
O amor vem da decisão de amar, ou seja, cabe a nós darmos o primeiro passo no sentido de amar o próximo. Não basta apenas conservar uma vida irrepreensível diante de Deus e da sociedade, pois, Ele disse que uma árvore boa é conhecida por seus frutos, portanto, se a mesma não der frutos, como poderá ser aprovada pelo Pai?! 
Estamos no mundo para sermos agentes de boas ações e, não apenas espectadores de tudo o que se processa a nossa volta... Temos confundido muito o amor, julgando ser somente um sentimento capaz de expressar o bem querer de um homem para com uma mulher e vice-versa. 
Na verdade, o amor pode ser definido como todos os gestos de benignidade que dispensamos ao próximo, isto é, quando estamos presentes nas angústicas de cada um, quando liberamos palavras de conforto, quando estendemos a mão, quando saciamos a fome, quando amenizamos o frio, quando vencemos o nosso ego e liberamos perdão, quando procuramos vencer o mau com o bem todas as vezes que somos ofendidos ou prejudicados, enfim, quando conseguimos quebrar a nossa natureza humana, a qual nos influencia a promovermos desgastes. 
Somos guiados pela voz de Deus, quando nos motivamos a colaborar com o bem estar daqueles que nos cercam! Amar é dificílimo sim, mas, não é impossível, basta que exercitemos o amor a cada dia, e, este se tornará uma prática cotidiana em nossos atos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...