sábado, 19 de outubro de 2013

Somos Cartas Vivas De Cristo




Com a chegada da internet, muitos que se encontravam distantes de amigos e familiares passaram a se comunicar através de duas ferramentas que se tornaram bastante comuns, o bate-papo e o e-mail, mas, há alguns anos não era bem assim. Quem é que não se lembra de postar alguma carta para alguém no Correio?! Postar cartas é uma prática que dura até hoje, porém, essa prática não ocupa mais o espaço que ocupou outrora. Lembro-me que havia uma certa ansiedade quando almejávamos receber alguma notícia de um ente querido que morava longe, e, esperávamos impacientes pela chegada de uma carta. Em várias situações, o carteiro passava por nossas casas e dizia que não havia nenhuma correspondência para nós, nos deixando frustrados com a sua resposta negativa, e, mais do que depressa, passávamos a esperar pela possível entrega do dia seguinte.

As cartas foram, sem dúvida, itens muito presentes nas décadas passadas, não só para parentes distantes, mas também, para os namorados que atravessaram o período “pré-internet”. Cada cartinha que chegava era mais uma manifestação de carinho em forma de redação que, arrancava suspiros e acelerava o coração de quem a recebia. Era como se cada palavra escrita falasse de verdade aos ouvidos, e, creio que muitos até podiam imaginar o autor, ou autora, da redação discursando bem ali do seu lado. Com certeza, a imaginação de muitos era fértil quando liam as suas correspondências, deixando-os com a ligeira impressão que, pelo menos por algum momento, a redação parecia se converter em voz, trazendo vida a caligrafia. As cartas pareciam mesmo estar vivas!

Por falar em carta e, mais precisamente, em carta viva, me lembrei de uma passagem bíblica que encontra-se no capítulo 3 de 2 Coríntios que, nos trata como cartas vivas de Cristo. Cada vida cristã é uma carta viva, ou seja, antes de qualquer palavra mencionada, nossas atitudes falam imensamente sobre cada um de nós. Não há nada que nos descreva tão bem quanto as nossas ações e, são elas que determinam a nossa cota de credibilidade diante daqueles que nos assistem no dia a dia. Sei que muitos querem ser celebrados por sua presença, mas, na verdade, devemos nos esforçar para sermos muito mais celebrados em nossa ausência. É conveniente analisarmos o seguinte em relação a nossa vida, “quando estou ausente, ou, caminhando do outro lado da rua, ou, quando me despeço de uma determinada reunião de amigos e conhecidos, o que será que as pessoas tem falado sobre mim? Será que sou aprovado ou reprovado por minha conduta?”.

Ser uma carta viva de Cristo está absolutamente ligado a mostrar ao mundo uma diferença concreta, provada com gestos, não apenas com palavras belas. A busca por um bom testemunho de vida cristã diante da sociedade nos ajuda a termos credibilidade para falarmos sobre o amor de Cristo, sem repreensões, isto é, de que adianta aconselharmos alguém a seguir pela direita se os nossos passos sempre tem nos levado pela esquerda. Não dá para apontarmos um caminho e seguirmos em outra direção, precisamos cuidar de nossas ações, precisamos, verdadeiramente, sermos referência para aqueles que mergulham dia após dia numa grande onda de inversão de valores morais e espirituais que o mundo se esmera para cultivar. Antes de falarmos sobre diferença, precisamos ser a diferença!

Que Deus nos ensine a sermos cartas vivas abençoadas e, não cartas vivas que expressam apenas o pecado, a prática das corrupções, enfim, que nossos passos sejam retos diante do Pai celestial, que influenciem unicamente para o bem e não para o mal.

Que Deus abençoe a todos!


sábado, 5 de outubro de 2013

Avance E Exalte A Majestade Daquele Que Te Remiu



“Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua Glória, e na do Pai e dos santos anjos.”(Lucas 9.26)

“Porque, qualquer que me confessar diante dos homens, Eu o confessarei diante de meu Pai que está nos céus.”(Mateus 10.32)

Sem dúvida, os textos acima são muito importantes e merecem toda a atenção por parte de todo aquele que declara ser um cristão genuíno, pois, observamos Jesus expondo conselhos preciosos: Jamais nos envergonharmos de Sua pessoa e de Seus estatutos, e, declará-lo como o Senhor de nossas vidas. É lamentável perceber que muitos tem se apostatado da sua fé, negando a Deus de uma forma absurda, e, ainda por cima, escarnecendo de Sua Santidade.

Sobre o fato de alguns terem vergonha de assumir a postura de servos de Deus, mascarando a sua “identidade” em determinadas situações, até mesmo por acharem que ser cristão é algo careta, antiquado, acabo de me lembrar de duas situações que andam bem na contramão do que é ser cristão e, pude assimilar com clareza que em nenhum dos casos houve qualquer “mal jeito” ou vergonha daqueles que se expressavam.

A primeira situação aconteceu na tarde de hoje. Enquanto eu zapeava a televisão, em busca de algo interessante para assistir, me deparei com uma certa competição de calouros, então, decidi “pagar para ver”, e, logo em seguida, a apresentadora se voltou para um dos jurados e perguntou sobre a sua decisão, quem levaria o seu voto. O jurado respondeu que achou muito boa a apresentação de uma determinada competidora, pelo seu jeito efusivo, parecendo que havia uma entidade que estava manifestada nela. Não preciso entrar em detalhes, pois, você sabe que o comentário do jurado foi o mesmo que dizer, em outras palavras, que a competidora estivesse cantado possuída. Crítico isso! Como pode ser tão natural citar que alguém acabara de cantar com características de uma pessoa possessa?!

A outra situação aconteceu no mês passado, durante uma noite de um dos maiores festivais musicais do mundo, o “Rock In Rio”. Estava eu, também em frente a televisão, tentando me entreter e me informar com o “Jornal Nacional”, exibido no horário nobre pela Rede Globo, e, este falava sobre uma noite do Rock In Rio, ou seja, a reportagem descrevia os pontos mais altos de mais um dia de shows daquele festival de música. Foi quando um show me chamou muito a atenção pela forma inusitada e, por que não dizer, satânica, da apresentação de uma determinada banda. O vocalista se vestia e se intitulava como Papa que, representa o líder máximo para a religião católica, e, todos os demais integrantes se vestiam com roupas longas e negras, com capuzes que cooperavam para que a sua identidade fosse preservada ainda mais. Somente por isso eu já estava achando aquela apresentação muito obscura, pesada, mas, a minha curiosidade me fez pesquisar um pouco mais, com o intuito de tentar entender o porque daquele visual, mesmo tendo certeza de que nada ali, naquele palco, estava relacionado a Deus. Assim, fui me informando e me aprofundando nas páginas virtuais da internet em relação a banda estranhíssima, até que, decidi que o que descobrira estava de bom tamanho. Concluí que aquela banda se tratava de um grupo satânico que procura fazer de seus espetáculos verdadeiros rituais macabros, sim, seus shows não são simples shows musicais, são uma espécie de missa satânica musical que se repete a cada apresentação. Em resumo, a cada show, esses músicos e amantes das trevas conduzem livremente, sem qualquer “cerimônia”, um grande ritual satânico, e, lamentavelmente, são aplaudidos por multidões ao redor do mundo enquanto lançam maldições sobre todos os que os assistem em sua performance.

Apenas citei esses dois casos para que você entenda que inúmeras pessoas tem declarado a sua simpatia pelas trevas de maneira normal, sem rodeios, completamente a vontade, sem receio do que vão pensar, ou, do que pode vir a acontecer por suas posturas e declarações. E quanto aqueles que declaram serem filhos de Deus, será que possuem coragem para “baterem de frente” com o mundo e professarem a sua fé Naquele que é o Único Digno de ser exaltado entre os homens?! Será que aquele amigo “descolado” tem calado a sua voz, quando você olha para ele e pensa que é careta falar de Jesus em sua presença?! Será que a moda, ou, o que os outros podem dizer acerca de ti, tem te influenciado a ponto de você não conseguir carregar uma Bíblia publicamente e passar em frente a “galera”?!

Infelizmente, são várias as situações nas quais podíamos agir, mas, acabamos ficando imóveis, ou, podíamos nos expressar, mas, permanecemos mudos, aparentando concordar com tudo aquilo que tentam nos “empurrar pela garganta”. Isso é forte, pois, se realmente cumpríssemos o ide de Jesus e “vestíssemos a camisa” do Evangelho, saindo pelo mundo e declarando as Bem-aventuranças, muitos seriam alcançados pela Graça maravilhosa de Cristo. É chegado o tempo de despertarmos, de resplandecermos em meio as trevas, de cumprirmos aquilo que Deus nos confiou como Seus filhos. Não podemos mais brincarmos de sermos cristãos, visto que o diabo jamais brincou ou brincará de ser maligno, basta nos lembrarmos que mesmo quando ainda estava no céu ele se esmerou para persuadir e fazer com que a terça parte dos anjos o acompanhasse mais tarde, em sua queda. Depois veio o evento do Jardim do Éden, onde ele seduziu e conseguiu dar a luz ao pecado, contaminando a criação de Deus, e assim, destituindo-a de Sua Glória. Grandes períodos históricos se passaram e, bem mais a frente, lá estava ele diante de Jesus, naquele deserto, agindo com imensa perversidade e ousadia. Se ele foi capaz de tentar contra o Mestre, será que não seria também capaz de tentar contra ti?! Seria não, ele é capaz de fazê-lo! A Bíblia diz que a sua postura pode ser comparada a de um leão que espreita sua possível vítima, esperando ao derredor por um momento propício para agarrá-la, bastando apenas que esta se distraia e deixe a proteção do Pai, ficando vulnerável.

Que Deus nos ensine a encarar de frente o sistema imundo no qual a humanidade tem estado mergulhada. Que o Espírito Santo nos incomode e nos faça reagir contra os valores distorcidos que tem agredido o principal projeto de Deus, a família. Que possamos rejeitar todos os modismos que ferem a Palavra de Deus, aberrações que tem se instalado com a tímida idéia de que não há problema em fazer isso ou aquilo. Se algo não está em conformidade com a Bíblia é errado sim e ponto final! É importantíssimo darmos um basta nessa história de mascararmos o pecado, tratando-o como algo adaptável para as nossas vidas, isto é, devemos varrê-lo com todas as forças de nossos passos. É conveniente nos lembramos do que outrora João Batista bradava enquanto preparava o caminho para o Senhor... “Arrependei-vos”! Sim, precisamos nos arrepender mesmo e pedir perdão também por aqueles que tem sido omissos e covardes, aqueles que tem recuado enquanto o mal conquista territórios e declara sem reservas todas as suas malignidades. Que possamos, como um grande exército que somos liderados por um Senhor imbatível, alargarmos fronteiras e avançarmos, destruindo as fortalezas que o inimigo tem tentado edificar nas mentes e nos corações daqueles que tem se apartado da Verdade.

Que Deus abençoe a todos!


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Persevere E Receba A Sua Vitória



Dentre as muitas histórias interessantíssimas da Bíblia, me veio a mente, nesta tarde, uma peleja nada comum... Me refiro a peleja de Jacó com um anjo, no Vau de Jaboque, descrita em Gênesis 32.24-26: “Jacó, porém, ficou só; e vendo que este não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque a alva já subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.”

Sem dúvida, esse é um dos eventos mais tremendos da Palavra de Deus! Porque digo isso? Para início de conversa, quem é que já viu alguém lutar com um anjo por aí?! É claro que a luta não teve motivações agressivas ou letais, ou seja, ninguém, tanto Jacó quanto o anjo, pretendia ceifar a vida de seu oponente, porém, houve uma peleja porque ambos estavam numa “queda de braço”, o anjo tinha a pretensão de subir e se empenhava para isso enquanto que Jacó não media esforços para segurá-lo e obter a sua bênção.

A primeira coisa que observo no texto supracitado é que Jacó se destacou de sua família, no contexto da história, lemos que Jacó os deixou seguir em frente e ficou só naquele lugar, e, posteriormente a isso, teve uma grande experiência espiritual. Às vezes, é preciso deixarmos o coletivo, nos esquecermos de tudo e de todos por algum momento para ficarmos a sós com Deus. Ter um relacionamento íntimo com Deus nos traz grandes experiências, e, com certeza, necessitamos sempre de novas experiências com o Pai, portanto, reserve sempre uma boa porção do seu dia e dedique-a a Deus.

O texto também nos fala que o anjo percebia que não conseguia prevalecer contra Jacó, mas, será mesmo que Jacó teria forças suficientes para segurar verdadeiramente um anjo?! Creio que nenhum ser humano seria capaz de prevalecer contra um anjo, a não ser que este receba uma unção de Deus para tal, mas, acredito que este não foi o caso de Jacó, pois, basta observarmos que, num determinado momento da peleja, o anjo tem uma atitude e parece querer mostrar “quem é que manda”, dando uma espadada numa das coxas de Jacó. A bênção foi obtida não porque Jacó venceu a luta com o anjo, mas sim, porque ele insistiu fortemente para ser abençoado por ele. Então, diante da perseverança de Jacó, Deus permitiu que aquele varão o abençoasse. Devemos acrescentar algo muito importante, a Bíblia diz em Hebreus que os anjos são criaturas que são enviadas por Deus para pelejar a nosso favor e, é evidente que nenhum anjo jamais se posicionará contra aqueles que hão de herdar a salvação.

Durante aquele encontro, no Vau de Jaboque, posso assimilar que Jacó foi marcado por aquele ser celestial, após este desferir um golpe de espada em sua coxa. Entendo que todas as vezes que temos uma experiência sobrenatural, somos marcados de algum modo. Quando mergulhamos na Glória de Deus, isto é, quando o poder de Deus se manifesta em nós e sobre nós, podemos ter o nosso interior sarado de algum medo ou alguma mágoa, podemos ter o nosso coração quebrantado, podemos receber o selo do Espírito Santo e sermos batizados por Ele, podemos receber dons que edificarão a nós mesmos e a Igreja, enfim, a Bíblia cita que somos transformados de Glória em Glória, e, isso se refere a buscarmos experiências espirituais com Deus. Nunca se esqueça de que o Senhor deseja se relacionar contigo, te presentear com dons e grandes experiências, marcando a sua vida de alguma forma. A partir do momento que recebemos um toque de Deus somos despertados e passamos a viver completamente diferente, com novos pensamentos e novas atitudes.

Assim como Jacó, devemos ser perseverantes para sermos abençoados por Deus! Se a sua bênção foge da natureza física, procure lembrar-se de que Deus está bem acima do aspecto físico e da lógica humana. Ele se move facilmente no sobrenatural, por isso, persevere, lute sem cessar e, experimente o milagre do Pai sobre a sua vida.

Que Deus abençoe a todos!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...