segunda-feira, 27 de julho de 2015

A Oração De Jabez



Esses dias estive pensando muito sobre uma oração contida na Bíblia... Você pode até estar se questionando o porquê de uma oração, em específico, ter chamado a minha atenção, pois, na Bíblia encontramos muitíssimas orações. Orações poderosas, fervorosas, esperançosas, enfim, podemos ler ao longo dos seus sessenta e seis livros sobre tantas orações que tiveram um efeito tremendo, ou seja, que, ao serem apresentadas a Deus, Ele próprio não se conteve em Seu Trono e liberou a Sua Palavra de vitória àqueles que O clamaram.

Mas, qual seria essa oração que me veio a mente de uma forma tão especial?! Simples, a Oração de Jabez.

Esdras, o possível escritor do Livro de 1 Crônicas, começa esse Livro descrevendo uma extensa genealogia que vai do capítulo 1 ao 4, e, de repente, ele faz uma pausa em sua linha de raciocínio e abre espaço para uma oração muito pequena, porém, muito forte, a Oração de Jabez.

Não se sabe muito sobre esse homem, cuja biografia encontrada na Bíblia é simples, apenas acrescentando que Jabez era um homem mais ilustre que seus irmãos, temente a Deus pela postura de invocar ao Deus de Israel, e, que seu nome foi inspirado no momento em que sua mãe o trouxe ao mundo, com dores. Assim como Jacó, creio que Jabez carregava o peso de seu nome, pois, o significado não era muito simpático, ou, leve, e queria dizer “Porque com dores à luz o dei”.

Penso que Jabez, apesar de um nome que lhe trazia um certo peso, era um homem temente a Deus, e, a prova disso foi uma oração bem estruturada e sábia que ele ergueu a Deus, vejamos o que ele pediu no versículo 10 de 1 Crônicas 4: “Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”

Vamos separar essa oração feita por Jabez em 4 petições importantíssimas:

* A primeira coisa que ele pediu foi a bênção do Senhor, “...se me abençoares muitíssimo...”. Bênção é uma palavra derivada do latim, que significa “favor divino”, “graça”, no sentido espiritual, quer dizer receber algo bom da parte de Deus. Ele confiou e pediu a Deus que a Sua Graça o visitasse, trazendo prosperidade, êxito em suas atividades, etc. Jabez sabia que, se Deus o abençoasse ele seria um homem diferente, com uma nova visão, apto para novas vitórias em Deus. Um homem temente a Deus deve buscar a bênção somente em Deus, como menciona João 3.27 - “E João respondeu, e disse: o homem não pode receber coisa alguma se não lhe for dada do céu.” Saiba onde buscar as suas bênçãos, não busque-a de forma errada, em lugares errados, através de pessoas erradas, busque-a em Deus!

* A segunda coisa que ele pediu a Deus foi que Deus alargasse as suas fronteiras, “...E meus termos amplificares...”. Ele pediu que Deus aumentasse as suas fronteiras físicas e espirituais, dando-lhes nossas experiências, novas conquistas, novas experiências, etc. Jabez estava inconformado com a sua vida, e, pretendia alçar novas alturas com Deus.

Deus pode amplificar as nossas fronteiras de várias formas: Trabalhando em nossos negócios, nossa casa, nos usando para alcançar vidas ao redor e afastadas geograficamente de nós, maximizando o nosso conhecimento bíblico, nos dando mais sede pela oração e relacionamento com o Pai, e, assim por diante.

* A terceira coisa que Jabez pediu a Deus foi a direção de Deus, “...Se a Tua mão for comigo...”. Jabez queria que Deus estivesse sempre à frente de seus planos, dando-lhe revelação, norteando os seus passos. Temos a tendência de pedir a Deus que abençoe nossos projetos, mas, será que antes pedimos a Ele que seja o idealizador desses projetos?! A nossa visão é imperfeita, por isso, sendo Deus um ser de mente inigualável, nada mais certo do que pedir a Ele que nos direcione em todas as áreas de nossa vida! “Porque os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o Senhor.” (Isaías 55.8)

* E a quarta coisa que Jabez pediu a Deus em sua oração foi que Deus o protegesse do mal, “...E fizeres que o mal não seja aflito...”. É importantíssimo pedirmos que Deus nos proteja do inimigo, nos cobrindo com o Seu Poderoso sangue! Sem Deus, estamos vulneráveis, corremos o risco de sermos abatidos pelo mal. Não somos tão sábios como pensamos ser, não somos tão fortes como pensamos ser.

O autor finaliza a sua narrativa sobre Jabez afirmando que Deus ouvira sua oração, pois, o autor acrescenta, “...E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido...”! A oração de Jabez foi uma oração sincera, organizada, carregada de fé.

Não quero, em hipótese alguma, tentar imprimir uma idéia de que existem modelos para uma oração! Claro que não! Quero apenas tentar chamar a sua atenção que uma oração deve ser objetiva, bem aproveitada, como foi a de Jabez. Mais uma vez que tenho que frisar que, se Jabez não possuísse uma fé para tocar no coração de Deus, por certo as suas petições não seriam atendidas, portanto, tenha fé ao se achegar ao Pai para pedir o Seu favor!
Que Deus abençoe a todos! 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...